DOISFI

Biografias

Sir William Thomson, lorde Kelvin (1824 - 1907)

Kelvin foi um matemático e físico escocês que desenvolveu a escala Kelvin de medição de temperatura.

Lord Kelvin

William Thomson nasceu em 26 de junho de 1824 em Belfast. Ele foi ensinado por seu pai, um professor de matemática. Em 1832, a família mudou-se para Glasgow, onde Thomson frequentou a universidade a partir dos 10 anos de idade, posteriormente estudando nas universidades de Cambridge e de Paris. Em 1846, tornou-se professor de filosofia natural em Glasgow, cargo que ocuparia por mais de 50 anos.

Em Glasgow, Thomson criou o primeiro laboratório de física na Grã-Bretanha. Ele foi pioneiro em muitos campos diferentes, particularmente eletromagnetismo e termodinâmica. Juntamente com Faraday, ele foi responsável pela introdução do conceito de campo eletromagnético. Em termodinâmica, Thomson estudou e aplicou o trabalho dos pioneiros do assunto, Nicolas Carnot e James Joule. Um dos resultados mais importantes de seu trabalho foi a ideia de um zero absoluto de temperatura - a escala com base nisso recebe o nome dele.

Ao longo de seu trabalho, o objetivo primordial de Thomson foi a utilização prática da ciência. Ele alcançou fama através de seu trabalho em telegrafia submarina, um grande problema prático da época. Kelvin foi contratado como consultor científico na colocação dos cabos telegráficos do Atlântico em 1857a1858 e 1865a1866, para os quais recebeu o título de cavaleiro em 1866. Seu interesse por assuntos marítimos o inspirou a desenvolver vários instrumentos marítimos para melhorar a navegação e a segurança. Inventou uma bússola marítima mais precisa do que qualquer outra existente e uma máquina para prever os níveis de maré em todo o mundo. Ele também inventou muitos instrumentos elétricos e sua casa em Glasgow foi a primeira a ser iluminada por luz elétrica.

Thomson foi elevado ao título de Barão Kelvin de Largs em 1892 (o Kelvin era um pequeno rio que fluía perto da Universidade de Glasgow) e foi presidente da Royal Society de 1890 a 1895. Ele morreu em 17 de dezembro de 1907 em Ayrshire, Escócia e foi enterrado na Abadia de Westminster.